quinta-feira, 31 de março de 2011

Let There Be Rock

Das grandes cidades do mundo, Perth é a mais isolada. Isso significa que ela está a pelo menos três mil quilômetros de qualquer outra metrópole, fazendo jus ao título deste blog. Após poucas horas, já deu pra fazer duas constatações: (1) aqui faz muito calor, bem mais do que Sydney e Melbourne - o sol arde até a alma; (2) pra minha surpresa, das cidades que visitei até agora, foi onde encontrei o maior número de mal-encarados em geral, incluindo vagabundos, arruaceiros, pedintes e malucos de carteirinha. Parece que o consumo e tráfico de drogas aqui é forte - talvez porque tudo nesta cidade feche as seis da tarde e ninguém tenha mais o que fazer depois disso. Mesmo assim ela é bem segura; comparada a São Paulo, parece uma irmandade de capuchinhos.

Como o Brendan só estaria em casa no fim do dia, resolvi pegar um trem para a cidade histórica de Fremantle. Eu tinha a impressão que já tinha ouvido falar dela, mas não me lembrava de onde. Enfim, segui um roteirinho básico passando pelo porto, pela antiga prisão e pelo mercado. Até na tal da Coffee Strip eu passei (dizem que o café aqui é ótimo, mas eu, como mau brasileiro, não gosto de café). Porém, o mais legal estava por vir. Em um dado momento avistei, ao longe, uma estátua cuja silhueta me parecia muito, mas muito familiar. Fui chegando mais perto e a minha suspeita se confirmou: era um monumento ao Bon Scott!


Primeiro (e inigualável) vocalista da melhor banda australiana de rock da história, o AC/DC - e um dos meus maiores ídolos do rock'n'roll -, Bon estava ali, imortalizado em bronze. Batata que era por isso que eu me lembrava da cidade! Bon é um dos filhos ilustres de Fremantle, para onde veio da Escócia com a família, ainda pequeno, e se criou. Mais tarde, seu destino se cruzaria com o dos irmãos Young, que, se não me engano, eram da costa leste. O mais legal de tudo é saber que aqui valorizam tanto um vocalista de rock a ponto de fazerem uma homenagem desse porte. Show!

[Aqui termina o post, continue lendo pela sua própria conta e risco]

Nota informativa: para quem não sabe, Bon Scott morreu em 1980 em decorrência de uma de suas muitas noites de bebedeira. Isso é que é ser um predestinado, afinal ele era bastante chegado em um "bom scotch"!!! Rarará, eu sei, essa é manjada e horrível, mas não podia deixar passar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário