sábado, 2 de abril de 2011

Vodka Cola

Meu último dia em Perth foi dedicado ao Kings Park, uma área verde gigante que é motivo de orgulho pra todo mundo que mora aqui. Em dado momento, após andar alguns quilômetros lá dentro, não resisti: deitei na grama, sob uma sombra deliciosa, e dei uma senhora cochilada. Me senti um legítimo australiano quando acordei e notei que ninguém havia roubado a minha mala nem minha câmera fotográfica! No Brasil o mínimo que pode acontecer é aparecer, do nada, alguém da Opus Dei tentar te converter antes que você caia no sono! Rarará!

Na verdade, embora o parque seja realmente bacana, o melhor foi chegar mais cedo na casa do Brendan e da Dri (que foram os melhores anfitriões do mundo!) e passarmos o fim de noite batendo altos papos regados a vodca com Coca-Cola. Infelizmente já chegava a hora de ir embora (meu vôo estava marcado para incríveis 4h40 da matina)...



* * *

Aproveitando, vale a pena fazer um apanhado geral da Austrália.

 - O país realmente parece ser uma Eldorado dos tempos atuais, a nova Terra Prometida. Esse lance de juntar um clima maravilhoso e uma qualidade de vida excepcional realmente tem atraído muita gente. É impressionante a quantidade de estrangeiros que eu cruzei que estão tentando (e fazendo) a vida por aqui. 

 - Talvez por receber tantos gringos, uma coisa engraçada foi notar que, em algumas grandes avenidas, eles colocam umas placas de trânsito escritas assim: WRONG WAY - GO BACK, em um vermelho gritante, obviamente viradas para o lado da contra-mão, visando informar os incautos que ainda não aprenderam que aqui se dirige do lado esquerdo.

 - Aliás, decidi não tentar entender de que lado vêm os carros na hora de atravessar a rua. Optei por sempre olhar pros dois lados e pronto. Mais fácil!

 - Um dos meus passatempos prediletos era tentar entender a diferença entre as bandeiras da Austrália e da Nova Zelândia. Quando estava quase conseguindo, descobri que tem uma boa parte da população que apóia a mudança da bandeira por achar que ela, britânica que só, não representa mais à altura o país. E as cores dessa nova bandeira provavelmente seriam quais? Verde e amarelo, como envergam os times nacionais de rugby e futeb… ops, soccer.

 - Falando em esportes, o que faz sucesso aqui mesmo é o tal do futebol australiano, um primo próximo do rugby, mas jogado em um campo oval (!).

 - As moedas são um show à parte. A de dois dólares é menor que a de um dólar. E as de centavos são todas maiores que a de dois dólares - mas na proporção correta entre si. Ou seja, um samba do crioulo doido. Ao fim de duas semanas, ainda não tinha me acostumado. Pra pagar qualquer coisa, dava um monte de moedas na mão do vendedor e pedia pra ele tirar as que precisava…

 - O australiano típico tem cabelo laranja, pele cor-de-rosa e olho azul. E um sotaque, se comparado ao dos neozelandeses, facílimo de entender :)

2 comentários:

  1. Pra quem tá acompanhando o blog do Beto e está considerando virar "aussie": http://www.vivaenaustralia.com/por/

    ResponderExcluir